quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Realizado o X Encontro da PBE em Atlanta, GA

Foi realizado entre os dias 20 e 23 de Setembro na cidade de Atlanta, GA, o X Encontro da Pastoral Brasileira no Exterior, PBE, órgão ligado a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) que cuida dos interesses e formação de agentes pastorais para o trabalho junto aos emigrantes no exterior .Pe. Leonir Chiarello que pertence uma organização sem fins lucrativos denominada Scalabrini Internacional Migratrion Network desenvolveu uma palestra cujo o tema foi "Integrar para Evangelizar sob a luz de Aparecida". O palestrante baseando-se no Documento do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) expressou as orientações oferecidas pela Igreja ao processo de assimilação e integração à nova cultura que o imigrante está sujeito desde o momento em que ele cruza as fronteiras. Ele ainda falou do impacto que a imigração latina vem trazendo a Igreja Católica. Algumas pesquisas apontam que em alguns anos mais de 50% dos católicos neste país serão de origem latina. (Foto: Pe. Roger Araújo e Rosana Szvarka)


Segundo Dom Alessandro Ruffinoni Bispo auxiliar de Caxias do Sul, RS, o ponto principal do encontro foi a reflexão da atual organização dos trabalhos pastorais desenvolvidos pelos padres juntos aos imigrantes brasileiros e a criação de uma comissão nacional do Apostolado Brasileiro que será uma representação jurídica junto a Conferência Nacional dos Bispos Norte Americanos.

"Vir até Atlanta me proporcionou conhecer de perto os trabalhos dos missionários e missionárias e as exigências que esse trabalho implica. Quero deixar o meu muito obrigado aos padres, religiosos e leigos que tanto se dedicam ao trabalho do Apostolado Brasileiro nos Estados Unidos", completa o Bispo.


Dom Alessandro e Rômulo Moreira da Mídia do AB

Pe. Eduardo Marques aproveitou a presença de Dom Alessandro ao encontro e relatou o problema vivida pela comunidade católica em Boston em conseguir padres para substituir àqueles que completam o seu tempo de permanência e devem retornar ao Brasil. Ele disse que se não fosse pela força e colaboração de alguns sacerdotes estudantes que estão aqui em Boston, algumas comunidades estariam passando por sérias dificuldades. "Admiro esses meus irmãos de sacerdócio que têm sacrificado os seus estudos para ajudar-nos na missão de pastorear o nosso povo em terras estrangeiras", completa.

Flávia, Álvaro, Pe. Celso e Dom Edgar da Cunha


Na noite do penúltimo dia do encontro os participantes se dirigiram até a cidade de Marietta nos arredores de Atlanta, GA. Lá, as Comunidades Católicas do estado da Geórgia prepararam um momento de convívio com apresentações religiosas, cívicas e artísticas. "Atlanta esteve em festa!" Afirmou Pe. Roger Araújo missionário da Comunidade Canção Nova e que está à frente das comunidades católicas São Judas Tadeu e Sagrada Família.

"Estamos todos muito felizes por esse importante acontecimento, e por termos tido a oportunidade de acolher à todos para esse grande encontro. Vivemos momentos muitos intensos durante os últimos dias, e concerteza o X encontro da pastoral brasileira deixará saudades e produzirá bons frutos. Espero encontrar todos novamente em 2012 em Nova York, cidade escolhida para sediar a próxima edição deste encontro", ele finaliza.


por Hércules Werneck e Rômulo Moreira da Equipe de Mídia e Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário