terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Noite de Adoração em Peabody, MA

A Noite de Adoração ao Senhor Jesus presente na Eucaristia, foi uma iniciativa do casal apoio da Pastoral da Juventude do AB, Arthur e Ana Corbele, com o apoio do Padre Fabiano Leite da Comunidade Católica de Peabody, MA, onde se realizou a mesma.
Durante o último COR JOVEM - Curso de Orientação Religiosa, ocorrida na paróquia Santo Antônio em Somerville, no mês de Novembro do Ano passado, Arthur Corbele, percebeu como aquela Juventude sedenta do Amor de Deus, precisava de momentos especiais de intimidade com Cristo Sacramentado, também após a realização daquele curso. Sendo assim, o mesmo sentiu em seu coração, o desejo e a inspiração de organizar uma noite de Adoração para os jovens, mas também abertos para todos aqueles que queiram, difrutar de minutos preciosos na presença do Santíssimo. Sendo assim, após conversar com o Pe. Fabiano, que apoiou e abriu as portas da Comunidade de Peabody, para acolher os "adoradores do Senhor".
Equipe de Mídia do AB: Hércules Werneck(esq) e Juliano Primon

Durante a Missa.

Oração do Terço


Ubiratan Castro de Peabody



Pe. Fabiano com Júlia Corbele.

Ao final da primeira Noite de Louvor, realizada no dia 24 de Janeiro de 2009, o idealizador desta inspirada iniciativa, esclareceu aos presentes, que aquele evento, não se trata de um surgimento de um novo grupo e nem uma nova missão dentro do AB, e que o mesmo está aberto não somente aos Jovens da Pastoral da Juventude, mas todos são convidados a participar. Não haverão datas fixas para as demais "Noites de Adoração", uma vez que o calendário de atividades da PJ e a disponibilidade do Sacerdote que nos acolhe, serão considerados.
A cada data confirmada, a mesma será divulgada através dos meios de comunicações presentes no Apostolado Brasileiro de Boston.

Imagem de Nossa Senhora de Fátima na Igreja de Peabody


Alguns participantes daque noite Abençoada.

Liniker (Everett), Natália (Lowell) e Juliano (East Boston), marcando presença.


Momento de Adoração

Celebrante: Pe Fabiano Leite, juntamente com o Diogo Mendes.
Leia o Artigo sobre o Ato de Adorar o Santíssimo Sacramento que está postado no site do Apostolado Brasileiro de Boston, clicando no link abaixo:

sábado, 24 de janeiro de 2009

Grupo A.A. Princesa do Vale.


Embora não adotando nenhuma religião em particular, a Irmandade de Alcoólicos Anônimos assimilou e incorporou aos seus princípios básicos, alguns dos ensinamentos espirituais e morais, comuns a todas as denominações religiosas. Profunda, gratificante, e sobretudo inspiradora, foi a assistência recebida pelos co-fundadores de A.A. de parte do Padre Ed. Dowling, da Ordem Jesuíta de St. Lous, e do Clérigo Episcopal Sam Shoemaker, tido como o principal inspirador dos Doze Passos de A.A.
Em todos os países onde se instalaram grupos de A.A.,a Irmandade tem encontrado estímulo e apoio por parte dos líderes religiosos local, independentemente da religião predominante em qualquer desses países. A essa regra geral não foge o Brasil, onde até mesmo a grande maioria dos grupos está instalada em salões paroquiais, predominando, como é natural, os pertencentes às igrejas católicas.
A exemplo do que acontece com médicos amigos, também alguns religiosos participam, e participam ativamente, dos serviços organizados de A.A., em diversos países.


Grupo A. A. Princesa do Vale

Igreja de Santo Antônio - Saint Anthony Church

4oo Cardinal Medeiros Avenue

Cambridge, MA

Reuniões todos os domingos às 15 horas


A.A. Meeting Espansa Portuguese

92 Union Square

Somerville, MA

Reuniões aos Sábados às 17 horas

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Comunidade de Framingham inicia novo e inédito programa de rádio.


No dia 23 de novembro a comunidade iniciou um programa católico de rádio na freqüência 1060 AM. O programa “Viva a Vida”, de uma hora por semana, está sendo realizado todos os domingos das 7 às 8 horas da manhã. É a primeira vez, na região de Framingham, que a comunidade católica brasileira conduz independentemente um programa católico de rádio. O conteúdo é preparado pela equipe do Centro Bom Samaritano, o centro de atendimento ao migrante mantido pela comunidade católica brasileira da paróquia São Tarcísio de Framingham, MA.
A condução do programa é feita pelo Diácono Manoel Basílio Sousa, auxiliado por Cecílio Abdala e Dircilene Mesquita. Cecílio Abdala, além de ser um dos comunicadores do programa, também conduz a parte técnica. Durante o programa sorteia-se sempre uma Bíblia; lança-se uma pergunta bíblica e os rádio-ouvintes ligam respondendo. Dircilene Mesquita tem a função de atender o telefone para anotar nome e número de telefone das pessoas que ligam. Dircilene também lê mensagens e colabora na parte técnica, recolhendo depoimentos das pessoas que freqüentam a Igreja São Tarcísio sobre assuntos vários e depois lançando no ar.
O programa conta com os seguintes patrocinadores: Grupo Pablo Maia, Nilva's Hair Design, Professora Sue, Ana’s Shop, Western Union, Downtown Restaurante e Urbano Shop. Graças a eles, a Igreja não tem custo nenhum para manter o programa. Pe. Heitor colabora com o programa refletindo sobre o Evangelho que é proclamado nas missas de domingo. No futuro pensa-se de convocar todas as pastorais da comunidade brasileira para colaborar de alguma forma com o programa, fazendo com que pouco a pouco a audiência cresça. Nosso começo, aliás, não é de se queixar: quase 50 ligações para o programa! Se for da graça de Deus, conseguiremos mais horas de programa em horários e dias melhores. O programa pode ser ouvido também via internet acessando o site http://www.wbix.com/. Ligue-se você também nas ondas católicas de rádio. “Viva a Vida” – domingos, das 7 às 8 horas da manhã na 1060 AM!

domingo, 18 de janeiro de 2009

Cenáculos - Movimento Sacerdotal Mariano

Os Cenáculos Familiares dentro do Movimento Sacerdotal Mariano, é uma realidade na Comunidade Católica de East Boston. São encontros organizados semanalmente, que proporciona um momento ímpar de oração, reflexão, louvor e de renovação espiritual.

sábado, 17 de janeiro de 2009

Pe. Lino Garcia, celebra seus dois anos de Sacerdócio.

Marilene, Pe. Lino e Altamiro, amigos da Comunidade de Somerville
após a Missa

Crianças tranzendo rosas para ofertar

Pe. Lino Garcia durante a celebração


Com a proteção da Virgem Maria, Pe. Lino Celebrou seus dois anos de Sacerdócio.


Exposição do Santíssimo Sacramento
antes da Celebração.



Padre Lino Garcia, nasceu aos 3 de Novembro de 1979, na cidade de Zamora Michoacán, México. É filho de Lino Garcia Sandoval (in memorian) e Maria Ayala. Pe. Lino conheceu a congregração dos Missionários de São Carlos em Janeiro de 1997 e nesse mesmo ano ingressou no seminário Bem-aventurado João Batista da cidade do México.
Em 2001 ingressou ao Postulado na fronteira México-Guatemala, lá trabalhou na casa do imigrante, atendendo aos migrantes de passagem que cruzavam o México rumo aos Estados Unidos.
Concluída esta experiência, ingressou ao Noviciado Scalabrini em Purépero Michoacán. Emitiu seus primeiros votos temporários de pobreza, castidade e obediência no dia 28 de Novembro de 2008. Terminada a etapa de Noviciado foi enviado para realizar teológicos na cidade de São Paulo, Brasil.
Em 12 de julho de 2006 recebeu a ordenação diáconal, pelas mãos do Bispo Auxiliar de Porto Alegre, Dom Alessandro Ruffinoni, que na atualidade exerce a coordenação da Pastoral dos Brasileiro no Exteriror, junto a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Em 13 de janeiro de 2007, recebeu a ordenação sacerdotal, na Paróquia de Nossa Senhora do Popolo, em Cotija – Michoacán, pela a Oração da Igreja e pela impossição das mãos de Dom Rafael Martinez Sainz, Bispo Auxiliar de Guadalajara, México. Após a sua ordenação, Pe. Lino foi destinado a servir o povo de Deus migrante, na Paróquia de Santo Antônio em Somerville, MA, que possui uma grande presença da comunidade Brasileira.

“Agradeço a Deus pelo segundo ano de Sacerdócio. Tempo de paz e de conflito. Tempo de aprender e de semear. Tempo de chorar e de dar risada. Obrigado Senhor por tudo!
Ó Deus Onipotente, aceita este Teu servidor.
Que seja sempre Teu,
Que possa sempre dar um grande testemunho e seja
Um grande exemplo para as almas que Tu confiastes ao meu cuidado pastoral.
Que desejem verdadeiramente mudar e desejem caminhar pelo caminho traçado por Teu Divino Filhoe iluminado pela luz do Espírito Santo.
Maria, Mãe e Mestra, e refúgio e proteção, consolação e companhia.
Amém.
Estimados amigos, muito obrigado pela amizade, e pelas orações. Com ajuda de todos vocês o caminho tem sido mais fácil.”


quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Seminário de Vida no Espírito - Renovação Carismática Católica


Nos dias 10 e 11 de Janeiro, aconteceu na Comunidade de Santo Antônio de Somerville, o 2° Seminário de Vida no Espírito Santo, que foi organizado pelos Grupos de Oração: Rainha da Paz de Everett e Arca da Aliança de Somerville, com a participação aproximada de (100) cem pessoas.
Foram dois dias abençoados de aprofundamento de oração e fomação, onde Deus se fez presente, derramando os dons e carismas em benefício da Comunidade de fé.
Contamos com as participações especiais dos pregadores vindo do Brasil: Pe. Nilso da Comunidade de Osasco/SP e a Missionária Jedi Coutinho do Rio de Janeiro/RJ, como também dos nossos irmãos e irmãs pregadores locais: Marcelo Neves, Douglas Soares, Altamiro (Tata) e Wilson J. Nere. Os coordenadores do Conselho da Renovação Carismática na Arquidiocese de Boston: Ana Dantas e Alvaro Soares, juntamente o nosso diretor Espiritual Pe. Claudio Peters, também estiveram presentes.
Os Coordenadores deste Seminário: Bernadete Ronzoni e Charles Freitas, agradecem a Deus pelas graças que foram derramadas.
“ Há diversidade de dons, mas um só Espírito, os ministérios são diversos, mas um só Senhor.
(1 Coríntios 12, 4-5
Bernadete Ronzoni
Coordenadora do Grupo de Oração
Rainha da Paz de Everett, MA



Participantes do Seminário após a Missa


Pregadora durante o Seminário

Pe. Lino Garcia de Everett, em sua homilia

Pe. Nilso, proclamando o evangelho.

Cafezinho para espantar o frio da manhã de inverno.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Folia de Reis - Comunidade de East Boston

Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.
Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três "Reis Magos", denominados Melchior, Baltazar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII.
Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal.
Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo; essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos. Trata-se de um tradição originária de Portugal que ganhou força especialmente no século XIX e mantem-se viva em muitas regiões do país, sobretudo nas pequenas cidades dos estados de São Paulo,Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás, dentre outros.
No Brasil a visitação das casas, que dura do final de dezembro até o dia de Reis, é feita por grupos organizados, muitos dos quais motivados por propósitos sociais e filantrópicos. Cada grupo, chamado em alguns lugares de Folia de Reis, em outros Terno de Reis, é composto por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e da acordeon, também conhecida em certas regiões como sanfona, gaita ou pé-de-bode.
Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes se compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do Capitão da Folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.
As canções são sempre sobre temas religiosos, com exceção daquelas tocadas nas tradicionais paradas para jantares, almoços ou repouso dos foliões, onde acontecem animadas festas com cantorias e danças típicas regionais, como catira, moda de viola e cateretê. Contudo ao contrário dos Reis da tradição, o propósito da folia não é o de levar presentes mas de recebê-los do dono da casa para finalidades filantrópicas, exceto, obviamente, as fartas mesas dos jantares e as bebidas que são oferecidas aos foliões.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Dom Alessandro Ruffinoni - PBE - Pastoral dos Brasileiros no Exterior.

Dom Francis Irwin, visita a Comunidade Brasileira de Everett.

O Bispo Dom Francis Irwin, responsável pela Região Norte da Arquidiocese de Boston, visitou a paróquia Santo Antônio de Everett no dia da Epifania do Senhor!
Numa missa muito emotiva, o Bispo Francis Irwin celebrou na comunidade Brasileira de Everett, concelebrada pelo pároco desta Igreja Padre Dominic Rodighiero CS e pelo Vigário Paroquial o padre Lino García CS. A missa que foi bilíngue, e contou com ótima participação da Comunidade Brasileira, esteve marcada pelas palavras de ánimo e de esperança do Bispo. Em sua homilia, que teve a tradução do Acólito Douglas Soares, Dom Irwin falou dos reis magos e convidou para que cada um de nós oferecesse a vida a Deus. E com os pés postos na realidade dos migrantes, falou da atual crise econômica mundial, de modo particular aqui nos Estados Unidos, orientando a todos a não dar espaço para os sentimentos negativistas, como também, a se apropriarem as dificuldades, exercendo a caridade uns para com os outros. “Sabemos que nos dias atuais, muitos de nossos irmãos e irmãs, estão perdendo seus trabalhos, perdendo seus lares, em uma grande crise financeira. Neste tempo de crise, o desafio não é somente vencer-la, mas sim o que nós devemos fazer um pelos os outros para superar-la.E falando do novo ano, convidou as pessoas para não viverem presas no passado, mas, procurarem sairem da escuridão para ver a luz de Cristo. Também insistiu em que a comunidade brasileira tem muito para oferecer não so ao país de USA, mas tambem a Igreja Católica deste país. Depois da homilia, o ofertório esteve marcado por uma encenação onde Maria e José estavam com o menino Jesus, e acolhem os reis magos que traziam presentes: Ouro, incenso e mirra.
Agradecemos de coração a presença do Bispo no meio de nós, a sua visita trouxe para nós muita luz e esperança. Que Deus continue abençoando o seu ministério episcopal e que o Bom Jesus continue guiando o seu rebanho por pastagens de amor e de Paz.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Comunidade de Lowell, na última celebração de 2008.

A Liturgia propõe que olhamos para Maria, uma jovem que aceita a benção de Deus para acolher em sua vida, o Salvador. Que aceita esta benção, porque acredita que a benção de Deus transforma, porque acredita que a benção de Deus, nos movem em direção as outras pessoas, e não só simplesmente cura, ou liberta do mal que tenhamos; mais nos direcionam a ficarmos um pouco mas preocupados também, com os problemas dos demais irmãos e irmãs.
Faço votos que 2009 seja bom para todos nós! Para os jovens, que possam manter esta Comunidade cada vez mais Viva. Para as equipes de Liturgia e Canto, que faz das celebrações mais vivas ainda, para o Grupo de Oração, que contribue na comunidade, para que a espiritualidade seja mais forte e perseverante. A pastoral do dízimo, que procura semear no coração da nossa comunidade, o gesto da partilha. O grupo de casais que com sua generosidade, está sempre nos apoiando. Aos catequistas, das crianças e adultos, que procuram plantar um sementinha, uma sementinha boa, que certamente crescerá. Aos ministros que também zelam, pela Sagrada Comunhão, e enfim, para todos nós, que neste pedaço de mundo, tentamos viver a nossa fé. Procuremos olhar além de nós mesmos, porque o Reino de Deus, é maior do que nossa casa e é maior do que a nossa Igreja, por isso, tudo o que fizermos, deverá ter este horizonte, para que nós possamos amar mais e excluir menos.


Eduardo, Pe. Edson e Marlene

Ministério de Música

Durante a Celebração a Bandeira Branca de mão em mão..

Procissão de Entrada, com o destaque para a Bandeira Branca
simbolizando o Dia Mundial pela PAZ.