domingo, 28 de março de 2010

SEMANA SANTA 2010 - PROGRAMAÇÃO

Comunidades Católicas do Apostolado Brasileiro de Boston




A Semana Santa se inicia na celebração da entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, que ocorre no domingo de ramos, e tem seu término com a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa.
Durante toda a semana, somos convidados a refletir os mistérios que envolvem os últimos momentos de Cristo, antes da sua prisão e morte na Cruz.
Mesmo com tanta cena de dor e sofrimento que iremos relembrar através das passagens bíblicas própria deste tempo litúrgico, Cristo espera de nós a coragem em testemunhar e proclamar a vitória da vida sobre a morte e dizer que Ele ressuscitou e vive em nosso meio.
A ressurreição é uma verdade fundamental do cristianismo. Cristo verdadeiramente ressuscitou pelo poder de Deus. Não se trata de um fantasma, e nem de uma mera força de energia, nem de um corpo revivido com o de Lázaro que voltou a morrer. A presença de Jesus resuscitado não é uma alucinação dos Apóstolos.
Quando dizemos "Cristo vive" não estamos usando um modo de falar, como pensam alguns, para dizer que vive somente em nossa lembrança. A cruz, morte e ressurreição de Cristo são fatos históricos que sacudiram o mundo de sua época e transformaram a história de todos os séculos.
Cristo vive para sempre com o mesmo corpo com que morreu, mas este corpo foi transformado e glorificado (Cf. Cor.15:20, 35-45) de maneira que goza de uma nova ordem de vida como jamais viveu um ser humano. A vida de Cristo a vivemos através da graça. Os que são de Cristo já participam desta vida nova de Cristo desde o batismo.
Esta vida ativa em nós se chama graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário