domingo, 3 de abril de 2011

Visita ao Cardeal Seán O´Malley

Nós os voluntários do setor de Mídia e Comunicação juntamente com o Pe. José Eduardo P. Marques coordenador do Apostolado Brasileiro visitamos o Cardeal Seán em sua residência no  último sábado, 2 de Abril. Assim como no ano passado, o propósito da visita era o de gravar a mensagem de Páscoa de Sua Eminência para as Comunidades Católicas do AB.


 Capelinha da residência do Cardeal

Após os cumprimentos  

Hércules Werneck apresenta ao Cardeal a preocupação da comunidade imigrante  a respeito do projeto 
"Security Communities"

Ainda durante esse primeiro momento conversamos sobre os eventos que serão promovidos neste mês de Abril pelo nosso setor de comunicação, que é o Encontro de Formação para Comunicadores no dia 9 em Someville e o IV Torneio de Futsal Taça Beato João Paulo II em Revere, MA, no dia 30. 
Manifestamos a nossa intenção de homenagear-lo com a realização do V Torneio de Futsal do Apostolado Brasileiro em 2012 que será denominado Taça Cardeal Seán de Futsal. O Cardeal agradeceu o gesto de carinho, e perguntou se deveria marcar "algum gol" durante a partida.


 Preparando-se para a gravação

 Secretário do Cardeal  Pe. Jonathan Gaspar


 Repetimos o gesto do ano passado e presenteamos o nosso pastor com ovos de chocolate


Felipe Martins de Everett falou ao Cardeal sobre o seu sonho em  envolver todo o Apostolado Brasileiro na festa de Corpus Christ, de maneira que as Comunidades Católicas ficassem responsáveis pela ornamentação dos tradicionais tapetes de rua que embelezam o trajeto por onde deve-se  passar a procissão trazendo 
Jesus Eucarístico.

 Gentilmente Sua Eminência nos convidou para um café. Tivemos a oportunidade de conversar sobre vários assuntos relacionados ao Apostolado Brasileiro e à comunidade imigrante em geral.


Um secretário "faz de tudo" 
o Padre Gaspar sempre nos acolhe com muito carinho e atenção. Empenhado, ele sempre facilitou o nosso diálogo com o Cardeal. Somos muito gratos a este sacerdote de Deus.


Padre José Eduardo teve a oportunidade de apresentar os problemas enfrentados  pelo Apostolado Brasileiro, concerteza a dificuldade em trazer os padres do Brasil para ajudar no trabalho pastoral recebeu maior destaque. 

(Último a direita) Ricardo Gomes de Framingham, relatou os problemas dos estudantes indocumentados que não conseguem chegar até a Universidade. O Cardeal demonstrou interesse em olhar com as universidades católicas presentes no estado, uma maneira de ajudar a comunidade imigrante neste sentido. Ricardo também falou sobre o seu projeto em editar um DVD contendo O Missal do Domingo que com a ajuda de um projetor de multimídia, os fiéis podem participar da missa sem o uso dos  folhetos.  Segundo Ricardo que coordena a Pastoral do Visual em Framingham, algumas Comunidades do Apostolado Brasileiro já utilizam os projetores em suas celebrações.

Após o café, fomos convidados a conhecer a capela que fica abaixo da catedral.
Alguns grupos étnicos têm as suas celebrações dominicais neste local. 

Na ocasião o Padre Eduardo falou sobre a imagem de Nossa Senhora Aparecida que peregrinou pelo Apostolado Brasileiro no ano passado. A imagem foi um presente dos Padres Redentoristas da Basílica Nacional em Aparecida do Norte/SP.
Para a nossa alegria, o Cardeal atendeu o pedido do coordenador do  Apostolado, para que esta mesma imagem ficasse na Catedral de modo definitivo.
Porém Sua Eminência colocou-nos uma condição. "Que seja feita uma grande festa no dia 12 de Outubro de 2012 com a possiblidade de termos a  presença do Padre Marcelo Rossi para juntos celebrarmos esse bonito e importante momento." 

Mais fotos da capela



(E) Hércules Werneck, Ricardo Gomes, Cardeal Séan O´Malley, Pe. Eduardo Marques e Felipe Martins

O Cardeal agradou do crucifixo que Felipe trazia no peito. 

Momento da despedida. Realmente foi um dia inesquecível para todos nós.